Language: Portuguese/Português

  • Filipe Samuel: Como avaliar a atratividade de um produto digital além da usabilidade

    Filipe Samuel: Como avaliar a atratividade de um produto digital além da usabilidade

    WordCamp Sao Paulo 2018Speaker: Filipe Samuel

    September 19, 2019 — Emoções que os usuários sentem ao utilizar um produto, como alegria ou entusiasmo, influenciam a atratividade que eles atribuem a ele. Entregar uma experiência propriamente dita não é fácil, como também medir atratividade de um produto, devemos sempre levar em consideração o contexto em que os usuários estão inseridos e os aspectos que envolvem a experiência em si.
    Atratividade não é algo que eu já vi testado muito em equipes, embora seja super útil e surpreendentemente fácil de fazer. Todos nós já fomos designer em uma equipe onde queríamos melhorar a estética do produto só para agradar os usuários finais ou o chefe, na construção de um produto digital a atratividade não é apenas algo bom de ter, é essencial na maior parte do tempo.

    O questionário AttrakDiff, elaborado por Marc Hassenzahl e seus colegas em 2003 é uma ferramenta de referência para os pesquisadores em experiência de usuário vulgo UX. AttrakDiff baseia-se num modelo teórico segundo esse modelo, os usuários percebem os produtos interativos de acordo com duas dimensões que são: As qualidades hedónicas e pragmáticas.

    Através do AttrakDiff podemos medir a atratividade de qualquer sistema interativo, combinando as qualidades hedônicas e pragmáticas do mesmo, essas duas dimensões influenciarão a percepção subjetiva da atratividade do produto ou sistema, que dará luz a comportamentos (por exemplo, aumento de uso) e emoções (por exemplo: felicidade ou frustração).

    Devemos ter atenção AttrakDiff não mede emoções específicas, mas inclui uma avaliação do impacto emocional na avaliação do produto. Ele mede a atratividade de um produto com base em dois conjuntos de escalas:
    Escala pragmática – mede a usabilidade do produto. Escala hedônica – mede reações emocionais que sentimos ao usar o produto.

    AttrakDiff pode ser usado para todos os produtos interativos – de software empresarial a produtos de consumo, controle de máquinas, site ou dispositivos médicos, é uma ferramenta incrível porque produz bons dados quantitativos e comparativos. Sua limitação é que avalia a reflexão sobre a experiência em vez da experiência propriamente dita.

  • William Daflita: Acessibilidade Digital: por que você deve se preocupar com isso?

    William Daflita: Acessibilidade Digital: por que você deve se preocupar com isso?

    WordCamp Sao Paulo 2018Speaker: William Daflita

    September 19, 2019 — O que é o Movimento Web para Todos e o que tem feito para a transformação da web brasileira em um ambiente realmente inclusivo; Como as pessoas com deficiência navegam na web, os tipos de serviços e produtos que procuram, as barreiras de acesso que encontram com frequência; Mercado: as oportunidades sociais e econômicas que as empresas estão deixando de ganhar com a falta de acessibilidade em seus sites; Legislação: o que diz a Lei Brasileira de Inclusão sobre acessibilidade dos sites; Estudo: como está a acessibilidade digital das melhores escolas e universidades do Brasil e dos sites de e-commerce mais acessados do país; Cases e melhores práticas: como tornar um site acessível e atrair pelo menos 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência; Programação, design e conteúdo: oportunidades profissionais para quem quer inovar e desenvolver canais digitais acessíveis.

  • Celso Bessa: WordPress como ferramenta cívica: Veritate – Agregador de Checagem de Fatos

    Celso Bessa: WordPress como ferramenta cívica: Veritate – Agregador de Checagem de Fatos

    WordCamp Sao Paulo 2018Speaker: Celso Bessa

    September 19, 2019 — Veritate – Agregador e Buscador de Checagem de Fatos, é um projeto experimental sem fins lucrativos para fortalecer checagens de fatos no Brasil. Composto por Indexador, Índice Público/API, e Agregador/Busca reunindo artigos diversas agências de checagem de fatos, o projeto tem o WordPress como um componente fundamental.

    Nesta palestra, vamos demonstrar e discutir o uso do WordPress no projeto, seus pontos positivos e aperfeiçoamentos necessários , especialmente na REST API, para um uso mais frequente como framework de aplicação.

    Mais informações sobre o projeto em https://github.com/celsobessa/veritate/

    Presentation Slides »

  • Anderson Nascimento: WordPress na medida certo

    Anderson Nascimento: WordPress na medida certo

    WordCamp Sao Paulo 2018Speaker: Anderson Nascimento

    September 19, 2019 — A Palestra fará consideração sobre boas práticas na criação de temas e uso do WordPress; Focando em estruturas enxutas e seguras, adaptadas de acordo com a necessidade, objetivo e tamanho de cada projeto.

    Presentation Slides »

  • Thiago Censi: Porque e como adotar um tema filho no WordPress

    Thiago Censi: Porque e como adotar um tema filho no WordPress

    WordCamp Sao Paulo 2018Speaker: Thiago Censi

    September 19, 2019 — Temas filho são ferramentas excelentes para agilizar o desenvolvimento de sites com WordPress. Com eles podemos fazer pequenas alterações em temas existentes, mantendo a cara e as funcionalidades principais do tema pai. Nesta palestra veremos porque e como utilizar temas filho para não termos que reinventar a roda a cada novo projeto.

    Presentation Slides »

  • Erika Massafera: Como fiz uma loja virtual sem saber programar

    Erika Massafera: Como fiz uma loja virtual sem saber programar

    WordCamp Sao Paulo 2018Speaker: Erika Massafera

    September 19, 2019 — Compartilharei meus erros e acertos ao criar uma loja virtual no WP com o plugin woocommerce, com dicas bônus sobre como mantê-la e divulgá-la.

    Presentation Slides »

  • Vanderlei Dagostim Junior: Criando um site WordPress 100% personalizado, 100 programação e 100 custo

    Vanderlei Dagostim Junior: Criando um site WordPress 100% personalizado, 100 programação e 100 custo

    WordCamp Porto Alegre 2019Speaker: Vanderlei Dagostim Junior

    August 5, 2019 — A palestra (que é mais voltada para webdesigners que não gostam de programação, que querem utilizá-la o menos possível, ou que gostam apenas de se dedicar ao visual/diagramação/layout) visa abordar a utilização combinada de 4 plugins :

    Elementor, Anywhere Elementor, Quadmenu e WPForms e 1 tema (Eletheme) na construção de um site que exija apenas o conhecimento de quem vai utilizá-los, sem que seja necessário tirar nenhum tostão do bolso, possibilitando a criação de sites de baixo custo mas que nem por isso deixam de ser interessantes.

    Além do mais, é importante destacar também que os plugins Elementor, Quadmenu e WPForms possuem as suas versões “Premium”, porém, os recursos apresentados serão os que constam nas versões gratuitas, sendo que nenhuma atividade ilegal será incentivada.

    Acredito que também seja importante destacar que alguns outros plugins podem também ser citados, todos eles, sendo parte da biblioteca de plugins do WordPress e total ou parcialmente gratuitos.

    Presentation Slides »

  • Tiago Pinheiro: WordPress, meu 1° passo para o Sucesso

    Tiago Pinheiro: WordPress, meu 1° passo para o Sucesso

    WordCamp Porto Alegre 2019Speaker: Tiago Pinheiro

    August 5, 2019 — O primeiro trabalho que fizemos, pegamos uma continuação de outro desenvolvedor, foi em WordPress.

    Na época não tínhamos trabalhado ainda com a plataforma e tivemos que estudá-la até entendermos o funcionamento.

    E até hoje quando temos trabalhos que necessite um painel administrativo e controles, indicamos e construimos em WordPress.

    Penso em contar a história, uma espécie de depoimento e de outros trabalhos que a PIPA7 desenvolveu nessa plataforma.

    Iniciamos como freelancers e agora conquistamos mais de 20 clientes em SP, AP, SC e RS (capital e interior).

    Como nossa empresa é totalmente remota e não temos sede, pretendo abordar essa temática do trabalho remotos destacando seus prós e contras.

    Presentation Slides »

  • Marcele Bona Alvim: WordPress + Você = Imparável

    Marcele Bona Alvim: WordPress + Você = Imparável

    WordCamp Porto Alegre 2019Speaker: Marcele Bona Alvim

    August 5, 2019 — Após ter duas contas com mais de 25 mil seguidores desativadas 10 vezes pelo Instagram (juro!!), eu aprendi e agora ensino a importância e os benefícios de se ter e manter um site WordPress.

    Presentation Slides »

  • Larissa Sielichoff: Precificação em Negócios Digitais

    Larissa Sielichoff: Precificação em Negócios Digitais

    WordCamp Porto Alegre 2019Speaker: Larissa Sielichoff

    August 5, 2019 — Desenvolvimento de produto, equipe, personas, investimento: uma empresa gasta muito tempo tomando decisões.

    Mas gasta em média 6 horas para definir seu modelo de precificação.

    Em tempos de negócios digitais é essencial evoluir o mindset tradicional de Precificação para o elemento estratégico que ele pode ser.

    A palestra de Precificação em Negócios Digitais trata de posicionamento de mercado, de preço baseado em valor, e da pessoa mais importante na definição do seu preço: o seu cliente.

    Presentation Slides »