October 3, 2019 — Já faz bastante tempo que o WordPress deixou de ser uma plataforma para blogs e se tornou um excelente gerenciador de conteúdo (CMS) que permite servir dados para diferentes aplicações desktop, web e mobile. GraphQL é uma linguagem de consulta, desenvolvida pelo facebook, que serve para fazer requisições e entregar apenas o resultado solicitado na ordem que este foi solicitado. Nesta apresentação vamos ver:
GraphQL e REST, em que se assemelham e quais as vantagens de utilizar GraphQL em relação a REST;
Quando utilizar GraphQL com WordPress é uma boa ideia;
Como utilizar GraphQL com WordPress através do plugin WPGraphQL (https://github.com/wp-graphql/wp-graphql);
Consultas e mutações de dados WordPress através de uma ferramenta de exploração de dados chamada GraphiQL;
Exemplos de soluções para aplicativos desacoplados utilizando GraphQL.
May 2, 2017 — Home viva é aquela em que o desenho da interface e a gestão do conteúdo são integradas e altamente customizáveis permitindo à equipe de editores ampla liberdade para criar conteúdos com diferentes estruturas visuais.
Nesta apresentação vamos demonstrar como funciona o processo de criação gráfica e o desenvolvimento do sistema utilizando o customizer e criando de widgets que permitem à equipe de conteúdo atualizar a página inicial em tempo real, e ainda, com a integração do google analytics, avaliar quais estruturas visuais dão os melhores resultados.
December 4, 2014 — Nesta palestra serão apresentadas dicas e truques para desenvolver projetos WEB utilizando o WordPress como gerenciador de conteúdo e, em alguns, casos até como web service para outras aplicações. Essas dicas e truques englobam todo processo de desenvolvimento, ou seja, falaremos sobre hierarquia das páginas, como o front end pode facilitar a vida do programador back end, dicas úteis para exibir o conteúdo, como facilitar a vida do usuário final estruturando bem os menus do painel administrativo e o desenvolvimento de plugins específicos para o projeto.
October 19, 2014 — Quando estamos trabalhando em um projeto web é importante seguir um padrão e criar rotinas que facilitam o trabalho em equipe. A ideia desta apresentação é mostrar como criar um ambiente de desenvolvimento web, com WordPress, utilizando GIT para controle de versão e Composer para gerenciar as dependências. (por Leo Baiano)